Visita Virtual da primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian

 

Visita Virtual da primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian

 

BANNER_Exposição1957
Instituição financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do projecto Fontes para Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008)
Data de início: Março de 2010
Data de conclusão: Março de 2013

 

Descrição:
O crescente interesse pelo estudo das exposições deu origem a um novo ramo disciplinar da Museologia e da História da Arte, a História das Exposições. É através destes eventos que as obras de arte são pela primeira vez mostradas ao público. Por isso, as exposições são fundamentais para a análise da recepção dos objectos artísticos, da crítica de arte, do mercado e da actividade dos museus e instituições ligadas à arte.
Esta visita virtual é dedicada à primeira exposição organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian. A Exposição de Artes Plásticas (1957) constituiu não só a primeira manifestação pública desta instituição no campo das artes plásticas, mas também um ensaio para a sua intervenção no meio artístico português. O impacto desta exposição deveu-se também à montagem expositiva, tendo a Fundação investido na recuperação das salas da Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA), onde a Exposição teve lugar, e num arranjo cuidado na disposição de obras e no desenho dos equipamentos museográficos.
Tendo por base as fotografias de época da colecção da Biblioteca de Arte, que documentam amplamente a exposição, esta visita virtual dá a conhecer os seus diferentes espaços, núcleos e percurso.
Esta aplicação funciona como uma verdadeira base de dados, pois disponibiliza ainda informação sobre as obras exibidas e dispõe de uma ferramenta de pesquisa que permite aceder à listagem dos artistas participantes e procurar obras por títulos ou por outras especificações técnicas. Disponibilizam-se também outros conteúdos, como um vídeo de época que regista a inauguração da exposição e destaca as obras dos artistas premiados.
Para a criação desta visita virtual foi essencial a parceria com a equipado Centro de Investigação em Informática e Tecnologias da Informação – CITI, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, coordenada pelo Professor Nuno Correia e composta por Rui Nóbrega e Carlos Nobre (programação) e Bárbara Teixeira (design).

 

Objectivos:
Tornar acessível os diferentes espaços, núcleos e percurso da primeira Exposição de Artes Plásticas, bem como informação sobre as obras e artistas representados.

 

Área Científica Principal:
Estudos Artísticos – História das Exposições

 

Palavras-chave:
Fundação Calouste Gulbenkian
Exposição de Artes Plásticas
Visita Virtual

 

Financiamento:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do projecto Fontes para Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008)

 

INSTITUIÇÕES
IHA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte
CITI – Centro de Informática e Tecnologias da Informação, FCT, Universidade NOVA de Lisboa

 

EQUIPA
Leonor de Oliveira (IHA, FCSH, NOVA)
Raquel Henriques da Silva (IHA, FCSH, NOVA)
Nuno Correia (CITI, FCT, NOVA)
Bárbara Teixeira (IMG, FCT, NOVA)
Rui Nóbrega (CITI, FCT, NOVA)
Carlos Nobre (CITI, FCT, NOVA)

 

Outputs

 

BANNER_Exposição1957
Website da Visita Virtual à primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian