Digital Contents

 

Imagem Integral Projecto Digitile

Website do Projecto Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line
Este projecto teve como objectivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. A criação desta ferramenta digital nasceu da necessidade de estudar, publicar e disseminar os estudos inéditos, complementares à obra Azulejaria em Portugal da autoria de João Miguel dos Santos Simões.
Instituições parceiras: ARTIS/FLUL; Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte; IHA/FCSH/NOVA; CHAM/FCSH/NOVA/UAç; Institut national d’histoire de l’art – Paris

 

 

BANNER_Exposição1957

Website da Visita Virtual à primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
Concebida no âmbito do projeCto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008), esta visita virtual teve por base o amplo registo fotográfico da exposição, realizada em 1957, permitindo conhecer os diferentes espaços e núcleos expositivos, assim como as obras exibidas.
Instituições parceiras: Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte; CITI – Centro de Informática e Tecnologias da Informação, FCT, Universidade NOVA de Lisboa

 

SiteLxConventos

Website do projecto “Da cidade sacra à cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX”
Este projecto estudou o impacto que a dissolução das ordens religiosas no século XIX teve no funcionamento e na imagem de Lisboa, nova cidade liberal. O projecto disponibiliza no seu site fontes manuscritas e cartográficas inéditas que se constituem como uma inegável mais-valia para a compreensão da cidade e suas casas religiosas.
Instituições Parceiras: IHA-FCSH/NOVA, Departamento de Património Cultural/CML, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB), NOVALINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA).

 

Imagem para Casa Senhorial DC
Website do projecto “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (séculos XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos interiores” (PTDC/EAT-HAT/112229/2009)
Este projecto teve como objetivo primordial o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro.
Instituições Parceiras: IHA-FCSH/NOVA, Fundação Casa de Rui Barbosa (Brasil), Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Museu Nacional de Arte Antiga.

 

UNPLACE Digital Contents
 Website do projecto “UNPLACE – Um Museu sem Lugar: Museografia Intangível e Exposições Virtuais”
Este projecto pretendeu discutir a noção de “museografia intangível” no campo das exibições de arte contemporânea, as quais são especificamente produzidas para contextos virtuais.
Instituições Parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-FCSH/NOVA), Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID), Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST/IST/UTL).

 

Imagem site Modernismos do Sul  Website do projecto “Modernismos do Sul”
Este projecto procurou repensar o conceito Modernismo, de modo a torná-lo uma noção mais plural e inclusiva. Entre outras questões, o projecto explorou o enraizamento dos movimentos modernistas do sul da Europa na cultura popular regional. Os estudos de casos desta pesquisa focaram-se nos contextos português, espanhol, italiano e grego.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-FCSH/NOVA), Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, CRL (CESAP)

 

Website The Site of Discourse

  Website do projecto “O Lugar do Discurso”
Este projecto teve o intuito de identificar, caracterizar, debater e reflectir sobre a cultura editorial do periódico de arquitectura em Portugal ao longo do século XX.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de    Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA- FCSH/NOVA), DINAMIA’CET/ISCTE – IUL

 

Microprojecto Artistas Portugueses Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses
Resultante do projecto CINEVIDEOART, este catálogo online visa organizar, sistematizar e assegurar o acesso a um património disperso e escassamente documentado.
Instituição: Instituto de História da Arte da Faculdade de    Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA- FCSH/NOVA), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto