Digital Contents

Imagem para Casa Senhorial DC
Website do projecto “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (séculos XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos interiores” (PTDC/EAT-HAT/112229/2009)
Este projecto teve como objetivo primordial o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro.
Instituições Parceiras: IHA-FCSH/NOVA, Fundação Casa de Rui Barbosa (Brasil), Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Museu Nacional de Arte Antiga.

 

image003

Website do Projecto Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755
Este projecto de investigação teve como principal objectivo o estudo aprofundado de um dos mais ricos e importantes testemunhos visuais da cidade, anterior ao terrível sismo de 1755 – o “Grande panorama de Lisboa”, à guarda do Museu Nacional do Azulejo. Visa a melhor compreensão da evolução iconográfica da cidade de Lisboa durante o período tardo-medieval e moderno (sécs. XV-XVIII), bem como o estudo da história dos principais monumentos da cidade, tendo em conta não só a tradição de representação da mesma ao longo dos séculos, mas também a especificidade da pintura sobre azulejo.
Instituições parceiras: Museu Nacional do Azulejo/DGPC, Câmara Municipal de Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, Arquivo Histórico do Patriarcado, Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Torre do Tombo e Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

Imagem Integral Projecto Digitile

Website do Projecto Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line
Este projecto teve como objectivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. A criação desta ferramenta digital nasceu da necessidade de estudar, publicar e disseminar os estudos inéditos, complementares à obra Azulejaria em Portugal da autoria de João Miguel dos Santos Simões.
Instituições parceiras: ARTIS/FLUL; Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte; IHA/FCSH/NOVA; CHAM/FCSH/NOVA/UAç; Institut national d’histoire de l’art – Paris

 

 

BANNER_Exposição1957

Website da Visita Virtual à primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
Concebida no âmbito do projeCto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008), esta visita virtual teve por base o amplo registo fotográfico da exposição, realizada em 1957, permitindo conhecer os diferentes espaços e núcleos expositivos, assim como as obras exibidas.
Instituições parceiras: Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte; CITI – Centro de Informática e Tecnologias da Informação, FCT, Universidade NOVA de Lisboa

 

SiteLxConventos

Website do projecto “Da cidade sacra à cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX”
Este projecto estudou o impacto que a dissolução das ordens religiosas no século XIX teve no funcionamento e na imagem de Lisboa, nova cidade liberal. O projecto disponibiliza no seu site fontes manuscritas e cartográficas inéditas que se constituem como uma inegável mais-valia para a compreensão da cidade e suas casas religiosas.
Instituições Parceiras: IHA-FCSH/NOVA, Departamento de Património Cultural/CML, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB), NOVALINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA).

 

UNPLACE Digital Contents
Website do projecto “UNPLACE – Um Museu sem Lugar: Museografia Intangível e Exposições Virtuais”
Este projecto pretendeu discutir a noção de “museografia intangível” no campo das exibições de arte contemporânea, as quais são especificamente produzidas para contextos virtuais.
Instituições Parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-FCSH/NOVA), Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID), Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST/IST/UTL).

 

Imagem site Modernismos do SulWebsite do projecto “Modernismos do Sul”
Este projecto procurou repensar o conceito Modernismo, de modo a torná-lo uma noção mais plural e inclusiva. Entre outras questões, o projecto explorou o enraizamento dos movimentos modernistas do sul da Europa na cultura popular regional. Os estudos de casos desta pesquisa focaram-se nos contextos português, espanhol, italiano e grego.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA-FCSH/NOVA), Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, CRL (CESAP)

 

Website The Site of Discourse

Website do projecto “O Lugar do Discurso”
Este projecto teve o intuito de identificar, caracterizar, debater e reflectir sobre a cultura editorial do periódico de arquitectura em Portugal ao longo do século XX.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de    Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA- FCSH/NOVA), DINAMIA’CET/ISCTE – IUL

 

Microprojecto Artistas Portugueses Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses
Resultante do projecto CINEVIDEOART, este catálogo online visa organizar, sistematizar e assegurar o acesso a um património disperso e escassamente documentado.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de    Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA- FCSH/NOVA), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto