RaisExpo – Catálogo Raisonné Online das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

 
BANNER Projecto RAISEXPO
Instituições financiadoras: Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian
Data de Início: outubro de 2014
Data de Fim: dezembro de 2019

 

 
Descrição:
A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) assumiu, desde a sua constituição em 1956, um papel interventivo e transformador nas artes plásticas portuguesas. A promoção de jovens artistas e de novas tendências da arte nacional e internacional e a divulgação de períodos anteriores da arte portuguesa foram determinantes para a atualização e dinamização do panorama artístico português, bem como para a recuperação e estudo do património arquitetónico e plástico.
As exposições da FCG têm constituído uma das vertentes de maior impacto da sua atividade junto do público. De facto, elas expressam as políticas de promoção dos jovens artistas e de salvaguarda do património empreendidas pela fundação, e asseguram a divulgação da arte internacional, de diversas geografias e cronologias, no nosso país.
O projeto RaisExpo é um projeto transversal que tem como principais objetivos a eficaz projeção internacional da memória expositiva da Fundação e a participação no amplo debate internacional que decorre na área da História das Exposições, disciplina emergente da História de Arte e dos Estudos dos Museus.
Iniciado em 2014, este projeto tem em curso um profundo trabalho de investigação, baseado na inventariação, estudo e divulgação da informação proveniente do vasto espólio documental do Arquivo da Fundação, dos fundos da Biblioteca de Arte e de outras fontes relacionadas.
A sistematização da informação reunida é assegurada por uma base de dados informática, brevemente colocada em acesso online, que tornará acessível à comunidade científica e também ao público em geral a história da atividade expositiva da Fundação e as suas fontes.
Para a concretização deste projeto foi realizada uma parceria estratégica entre o Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian. Sob a coordenação científica de Raquel Henriques da Silva, directora do Instituto de História da Arte, e através do seu grupo de investigação em Museum Studies, esta unidade de investigação apoia cientificamente este estudo, promovendo a formação integrada de investigadores, nomeadamente através da orientação de estágios curriculares, de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento.

 

Objetivos:
Estudo, sistematização e disponibilização online de informação documental e bibliográfica sistematizada sobre as exposições de arte produzidas pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 1957 e 2010.

 

Área Científica Principal
Estudos Artísticos – História das Exposições
Palavras-chave
Fundação Calouste Gulbenkian
Exposições de Arte
História da Arte em Portugal
Acesso online a fontes documentais e bibliográficas
Financiamento:
IHA – UID/PAM/00417/2013
FCG

 

EQUIPA
Coordenação geral
Rui Gonçalves (FCG)
Coordenação Científica
Raquel Henriques da Silva (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa); Helena de Freitas (FCG)
Assistente de Coordenação e Consultoria
Joana Baião (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Consultoria Científica
Leonor de Oliveira (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Coordenação Editorial (base de dados e site)
Matilde Mendes (FCG)
Investigação
Joana Baião (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Joana Brito (FCG)
Filipa Coimbra (FCG)
Inês Mineiro Pais (voluntariado FCG)
Carolina Matias (componente não letiva Mestrado, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Cláudia Montez (componente não letiva Mestrado, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)