Banco de Arte Contemporânea

 

BANNER Notícia BACInstituições financiadoras: Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa; Fundação Vitor e Graça Carmona e Costa; EGEAC; Câmara Municipal de Lisboa.
Data de início: Janeiro 2016
Data de fim: Dezembro 2017
   

 

Descrição:
Este projecto resulta do interesse mútuo de quatro instituições, Instituto de História da Arte-FCSH/NOVA, Fundação Vitor e Graça Carmona e Costa, EGEAC- Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M. e a Câmara Municipal de Lisboa, particularmente no domínio especializado da História das Artes Plásticas Contemporâneas.

 

Objectivos:
Este novo projecto tem como principal objectivo a constituição de um Banco de Arte Contemporânea (BAC), através de uma linha de trabalho intitulada “Investigação em Arte Contemporânea Portuguesa”, que visa o inventário, estudo, salvaguarda e divulgação de espólios artísticos, nomeadamente dos ateliers de artistas portugueses contemporâneos sediados no Palácio dos Coruchéus, em Lisboa, de 1972 à actualidade.
Com a abertura de duas Bolsas de Investigação (Licenciatura e Mestrado), ambas com a duração de 24 meses, a organização de estágios curriculares e novas ofertas lectivas no Curso de Mestrado em Museologia, este projecto pretende contribuir para a especialização de novos investigadores nas áreas disciplinares que este projecto abarca.
 
Área Científica Principal:
Estudos Artísticos

 

Palavras-chave:

 

Financiamento:
IHA – UID/PAM/00417/2013
Fundação Carmona e Costa
EGEAC
Câmara Municipal de Lisboa

 

Equipa:
Coordenação:
Raquel Henriques da Silva (IHA, DHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
João Pinharanda (Fundação Vitor e Graça Carmona e Costa)
Manuel Costa Cabral (Fundação Vitor e Graça Carmona e Costa)
Laurentina Pereira (Câmara Municipal de Lisboa)
João Mourão (EGEAC)
Bolseiros:
Alberto Faria (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Madalena Pena (IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)