Publications

O Instituto de História da Arte publica com regularidade um conjunto de publicações científicas.
– Revista de História da Arte (2005 – )
A Revista de História da Arte (RHA) é uma publicação anual especializada, nascida em 2005. Foi criada pelos docentes e investigadores da área da História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanadas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2008, fez-se uma dupla renovação da RHA, alterando-se a sua dimensão e design gráfico.
A RHA tem como objetivo divulgar estudos e investigações em todas as áreas cronológicas e estilísticas, através da publicação de artigos inéditos, resultado de novas investigações. Além destes possui ainda as rubricas “Recensões críticas” e “Varia”, abertas a colaborações externas.
A Revista é organizada em números temáticos, sendo sujeitos todos os artigos submetidos a um sistema de arbitragem cientifica por pares (peer-review).
Atualmente, a revista investe na internacionalização, através de uma alargada Comissão Científica, que integra investigadores nacionais e estrangeiros, bem como através da publicação de artigos provenientes de diversas instituições estrangeiras.
A RHA encontra-se referenciada e indexada no catálogo internacional: Latindex – Índice Latino-Americano de Publicações Científicas Periódicas, e aguarda a aprovação para integrar as bases da Scopus e Scielo.
As Normas de Redação da Revista de História da Arte podem ser consultadas aqui.

 

– Revista de História da Arte – Série W (2011 – )
A Revista de História da Arte iniciou a partir de 2011 uma nova série, designada Série W. A Série W apresenta formato digital e decorre paralelamente à série editada em papel.
A RHA – Série W procura divulgar as diversas iniciativas cientificas promovidas pelo IHA, através da publicação de estudos, documentação diversa, e outros, apresentados em colóquios, congressos e workshops.

 

Books
A par das RHA, o IHA tem investido e incentivado a publicação de resultados de investigação diversa por parte dos seus membros integrados e colaboradores. Neste sentido, foram publicados livros no âmbito de projectos, grupos de estudos, conferências e outros:
– Projectos de I&D;
– Colecção Arte e Museus;
– Colecção Estudos;
– Colecção Teses;
– Colecção Temas & Perspectivas;
– Outros.

 

E-books & Online Publications
Publicação de livros, catálogos e outras publicações em formato digital, facilitando a sua divulgação e promoção.

 

Extra-Collection
Publicação de livros em parceria com diferentes instituições.

 

Theses
Disponibilização on-line de dissertações de mestrado e teses de doutoramento de História da Arte (por completo ou parcialmente).