Marta Soares

Marta Soares_exposição Amadeo MNAC.MC 2Full name: Marta de Almeida Loução Soares
Quoting name: Marta Soares
Professional Category: PhD Candidate
Title of PhD project: “Modernismos Animados: a animação enquanto teoria e objeto de estudo da historiografia da arte” [Supervisor: Joana Cunha Leal, IHA/DHA/NOVA FCSH; Advisor: Teresa Castro, Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3]
Thematic areas: [PT] Modernismo, Animação, Historiografia, Pintura, Teatro, Cinema
Position(s) within IHA:  RG Member [Art Theory, Historiography and Criticism]
Contact: martasoares@fcsh.unl.pt
CIÊNCIA ID: E41B-C0BA-4A5C
ORCiD: 0000-0002-8719-7437
Webpage(s): academia.edu/MartaSoares

 

Biography
[PT]
Marta Soares é licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos (2012) e mestre em História da Arte (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente, prepara uma tese de doutoramento em história da arte sobre as relações entre animação e modernismo e integra a equipa do projecto PIM – “Modernismos Ibéricos e o Imaginário Modernista” (PTDC/ART-HIS/29837/2017).
Desde 2014 que tem vindo a colaborar com a Fundação Millennium bcp, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, no âmbito de exposições sobre arte moderna portuguesa. Comissariou, com Raquel Henriques da Silva, a exposição Amadeo de Souza-Cardoso / Porto Lisboa / 2016 – 1916, patente no Museu Nacional de Soares dos Reis (2016) e no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (2017).
As suas principais áreas de interesse orbitam em torno do modernismo, da animação, da historiografia e teoria da arte.

(data supplied by the researcher)

Abbreviations:
RG – Research Group