Daniela Simões

Daniela Simões foto
Full name: Daniela Filipa Teixeira Simões
Quoting name: Daniela Simões
Professional Category: PhD Candidate (FCT PhD scholarship)
Title of PhD project: “A revista ilustrada na imprensa portuguesa (1880-1930): Contributos para a formação de uma cultura visual popular transnacional. Novas formas de ver o mundo, novas possibilidades artísticas, novos públicos.” [Supervisor: Sandra Leandro, IHA/NOVA FCSH, Escola de Artes/Univ. Évora; Advisor: Raquel Henriques da Silva, IHA/DHA/NOVA FCSH]
Thematic areas: [PT] Ilustração; Grafismo; Revistas Ilustradas; Imprensa; Cultura Visual Popular; Artes Decorativas; Pintura Portuguesa Séc. XIX-XX; Azulejo
Position(s) within IHA: RG Member [Museum Studies]
Contact: danielasimoes@fcsh.unl.pt
CIÊNCIA ID: 9B1D-25E3-B96A
ORCiD: 0000-0003-2254-9996

 

 

Biography
[PT]
Licenciada e mestre em História da Arte pela FCSH-UNL, concluiu o mestrado em 2015, com dissertação dedicada ao estudo do azulejo arte nova em Portugal (Entre a Cidade e as Serras: o azulejo arte nova português no panorama artístico dos primórdios do século XX).
Enquanto investigadora dedica-se maioritariamente ao estudo da arte portuguesa das décadas finais do século XIX e primeiras do XX (1880-1930), com especial interesse nos campos da pintura das artes decorativas.
Colabora com o IHA desde 2015, sendo actualmente doutoranda no departamento de História da Arte da FCSH-UNL e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com a tese A revista ilustrada na imprensa portuguesa (1880-1930): Contributos para a formação de uma cultura visual popular transnacional. Novas formas de ver o mundo, novas possibilidades artísticas, novos públicos.
Participou em projectos com a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu Nacional do Azulejo, Centro de Arte Moderna-Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Millennium Bcp. Vive e trabalha em Lisboa.

(data supplied by the researcher)

Abbreviations:
RG – Research Group