Advanced Programme


 

Postgraduate Studies / Pós-Graduações

 

Imagem grande PGMercadodaArte

Pós-Graduação em Mercado da Arte e Coleccionismo
Formação avançada oferecida pelo IHA e pelo Departamento de História da Arte da FCSH, em parceria com o Palácio do Correio Velho, a Fundação Leal Rios e o Museu Nacional de Arte Antiga. Procurando responder a um sector economicamente activo e em plena expansão, esta Pós-Graduação tem como objectivo produzir, sistematizar e difundir o melhor conhecimento teórico e prático neste domínio científico, dotando os alunos com competências adequadas para ingressarem no mercado de trabalho ou para prosseguirem investigação avançada.
Website: Pós-Graduação em Mercado da Arte e Coleccionismo
Todas as informações: Pós-Graduação em Mercado da Arte e Coleccionismo

 

imagem-pos-graducao-curadoria-da-arte

Pós-Graduação em Curadoria de Arte
Formação avançada oferecida pelo IHA e pelo Departamento de História da Arte da FCSH que pretende estimular e aprofundar os conhecimentos teóricos e profissionais na área da curadoria e preparar futuros curadores e críticos de arte que desejem trabalhar em museus, galerias, centros e espaços independentes, meios de comunicação e projectos dedicados à arte contemporânea.
Todas as informações: Pós-Graduação em Curadoria de Arte

 

Masters / Mestrados

 

pexels-photoO mestrado em História da Arte enquadra-se na missão da NOVA FCSH e na sua estratégia institucional de produção de conhecimento privilegiando a articulação entre o ensino pós-graduado e a investigação científica produzida no quadro das Unidades de Investigação (UI) a que está associado, com destaque para o IHA – Instituto de História da Arte. Esta articulação processa-se a dois níveis: a) compromete a formação oferecida com os critérios de excelência que regem o trabalho das UIs (aferíveis nos níveis de produtividade, impacto e internacionalização); e b) suporta a própria oferta letiva, maioritariamente desenhada a partir de áreas de investigação consolidadas em publicações e projetos de investigação.
Áreas de especialização: Artes da Antiguidade e da Idade Média; Artes da Época Moderna e da Expansão; Arte Contemporânea.
Todas as informações: História da Arte

 

pexels-photo (1)O Mestrado em Museologia (MM) tem como objetivos fundamentais preparar futuros profissionais de museus (conservadores) em todas as áreas abrangidas pelas práticas museológicas: inventário, conservação, gestão, comunicação, investigação e exposição.
O curso tem um carácter teórico-prático e desenvolve-se em articulação permanente com um espectro alargado de museus, incluindo os museus nacionais mas também museus de tutela autárquica ou de coleções especializadas. Este facto garante ao MM um sólido funcionamento em inter e pluridisciplinaridade, nomeadamente com as áreas científicas da História, Arqueologia, Antropologias e Ciências da Comunicação.
Todas as informações: Museologia

 

 

Doctoral Programme / Doutoramentos

 

Doutoramento História da Arte

O programa de Doutoramento em História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas integra a realização de um curso de doutoramento em História da Arte (CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação e a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim.
Todas as informações: História da Arte

 

 

pexels-photo (2)
O programa de Doutoramento em Estudos Artísticos, financiado pela FCT, está estruturado em quatro anos lectivos e oferece aos doutorandos a possibilidade de se candidatarem a uma bolsa de Doutoramento na própria Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Todas as informações: Estudos Artísticos – Arte e Mediações

 

 

 

 

img-estudos-medievais-e1532599772267.jpg

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade Aberta uniram-se num projeto conjunto para oferecer um programa doutoral em Estudos Medievais, lecionado em regime de e-learning, com uma breve componente presencial (uma semana).
Neste programa, a formação interdisciplinar assume um papel central, devendo a tese de doutoramento ser desenvolvida em duas áreas diferenciadas de especialização.
Todas as informações: Estudos Medievais

 

 

 


Todas as informações sobre as actividade e cursos oferecidos: NOVA Escola Doutoral.