Na margem da paisagem vem o mundo | Exposição da PG em Curadoria de Arte

 

Na margem da paisagem vem o mundo

De 30 de junho a 31 de agosto de 2021

Pavilhão Branco – Palácio Pimenta, Lisboa

 

Inauguração: 30 de junho, entre as 15 e as 18h

 

As Galerias Municipais de Lisboa (EGEAC), em parceria com a PORTA33, convidaram o Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA FCSH, a organizar uma exposição que procura explorar as especificidades do panorama criativo madeirense. Foi dado especial enfoque a uma nova geração de artistas, na sua maioria relacionados com a importante atividade curatorial e cultural da PORTA33 ao longo das últimas três décadas. Este projeto contou também com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.
A partir desta premissa, surge a exposição coletiva Na margem da paisagem vem o mundo, que irá decorrer entre os dias 30 de junho e 31 de agosto de 2021 no Pavilhão Branco, localizado no Jardim do Palácio Pimenta, em Lisboa. Esta mostra, orientada por Emília Tavares e Sandra Vieira Jürgens (IHA/DHA/NOVA FCSH), é o projeto final da edição de 2020-2021 desta Pós-Graduação.
As multiplicidades do lugar foram o ponto de partida para esta mostra que pretende abordar as ramificações da alteridade na paisagem. O conjunto de trabalhos a apresentar podem referenciar a ideia de uma ilha, mas não lhe estão necessariamente condicionados. São geografias ficcionadas, onde se especulam relações, constroem-se novos tempos e memórias, e se desafiam novas narrativas estéticas que sugerem outras interpretações dos lugares e das suas histórias. Neste sentido, foram convidados a participar os artistas: Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova e Vítor Magalhães.

 

Com obras de:
Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote | Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova, Vítor Magalhães

 

Horário para visitar:
Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h (entrada livre) 

 

Todas as informações em:
Na margem da paisagem vem o mundo | Galerias Municipais
Na margem da paisagem | Instagram
Dossier de Imprensa