Artigo “The Periphery Is Beautiful” de Adelaide Duarte na revista internacional Arts

Foi publicado na revista internacional Arts o artigo “The Periphery Is Beautiful: The Rise of the Portuguese Contemporary Art Market in the 21st Century”, da autoria de Adelaide Duarte, investigadora integrada do IHA – grupo MuSt.
 
Com o objetivo de caracterizar a ascensão do mercado de arte contemporânea portuguesa desde o início do século XXI, no contexto mais amplo do mercado global de arte contemporânea, este artigo integra um número especial dedicado à temática “The Contemporary Art Market“. Tendo como pano de fundo teórico a globalização dos mercados da arte contemporânea e o conceito de periferia, o artigo analisa o movimento artístico lisboeta como um fenómeno local que procura um reconhecimento internacional.
Este número especial procurou coligir os estudos mais recentes na área de Mercado de Arte, através de abordagens interdisciplinares para o mercado de arte contemporânea, desde História e Crítica de Arte, Economia, Antropologia, Sociologia, Estudos Urbanos e Estudos Culturais. Está focado na expansão do mercado de arte global, nas novas abordagens para o mercado de arte emergentes em locais do Sul Global, bem como alternativas de mercado que surgiram e foram impulsionadas por artistas de todo o mundo. Cerca de duas dezenas de autores de diversas universidades do mundo colaboraram nesta edição.
Pode consultar o artigo, aqui.

 

 

Arts é uma revista científica publicada pela MDPI, uma editora em acesso aberto, e encontra-se indexada no índice Emerging Sources Citation Index (ESCI), o qual  integra a Web of Science Core Collection, entre outros índices.