Ciclo de Conversas | Foto-histórias da História | Biblioteca Nacional de Portugal

CICLO DE CONVERSAS | FOTO-HISTÓRIAS DA HISTÓRIA

Biblioteca Nacional, Sala Multimédia (entrada livre)

 

As temáticas do Ciclo Foto-histórias da História, organizado por Filomena Serra (IHA/NOVA FCSH), estão relacionadas com a exposição “Fotografia Impressa e Propaganda visual em Portugal (1934-1974)”, que esteve patente na BNP de 20 de maio a 30 de Agosto de 2019.
Conheça as várias sessões do ciclo:

 

“A Panorama (1941-1973): um projeto editorial de propaganda do Estado Novo”, por Israel Guarda e José Oliveira

08 de Outubro 2019, 17h30
Nesta sessão explora-se a Panorama: revista portuguesa de arte e turismo (1941-1973) como um projecto editorial de propaganda do Estado Novo. O período de actividade de mais de 30 anos, em contextos políticos e culturais distintos, implicou significativos ajustamentos da publicação ao nível da imagem. Nesse sentido, pretende-se discutir de que modo a orientação editorial evoluiu e foi permeável às diferentes direcções e contextos político-institucionais do regime. Que repercussões daí resultaram sobre as temáticas e imagens fotográficas publicadas no decurso do tempo?
+ info

image006

 

“Leitão de Barros: Imagética marítima e fotogenia”, por Filomena Serra

15 de Outubro, 17h30
O potencial iconográfico dos tipos e costumes das comunidades marítimas serviram ao pintor, encenador e cineasta Leitão de Barros, nas décadas de 30 e 40, a uma estetização da política que vinha ao encontro da propaganda visual do Estado Novo. Utilizando o conceito de fotogenia, discutir-se-á o modo como Leitão de Barros construiu em imagens um passado onde ficaria fixada uma mitologia marítima portuguesa.
+ info

11.10. às 16h 33m Leitão de Barros

 

“Lisboa na fotografia impressa”, por Paula André

22 de Outubro, 17h30
Durante o Estado Novo português as «Arquitecturas» de Lisboa foram captadas, editadas e exibidas pelas imagens fotográficas que exaltavam e popularizavam o progresso e o passado, tornando-os acessíveis aos portugueses e estrangeiros, montando um universo estético reconhecível de Lisboa como Pais(agem). A análise em torno da modernização da capital, documentada em filmes, em exposições e em publicações permite revelar uma cultura arquitetónica e ideológica.
+ info

Lisboa na Fotografia impressa

 

Organização
Projecto FCT, «Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)» [PTDC/CPC-HAT/4533/2014], desenvolvido no IHA (NOVA FCSH) e no DINÂMIA-IUL (ISCTE-IUL)