LANÇAMENTO DO LIVRO “ARTE POR TERRAS DO BOMBARRAL”

O livro “Arte por Terras do Bombarral” é o resultado de um projecto de investigação com o mesmo nome, fruto de uma colaboração entre a Câmara Municipal do Bombarral (CMB), o IHA/FCSH/UNL e o ARTIS/IHA/FLUL. Este projecto, iniciado em Setembro de 2016 e terminado em Setembro de 2017, partiu do reconhecimento da existência de um conjunto patrimonial histórico-artístico pouco estudado, que merece ser reconhecido, valorizado, preservado e divulgado. O lançamento decoreu a 16 de Setembro de 2017, no Auditório Municipal do Bombarral.
Os responsáveis científicos, Dóris Santos (IHA/FCSH/UNL) e Joaquim Rodrigues dos Santos (ARTIS/IHA/FLUL), coordenadores do projecto, motivaram a investigação a qual culminou nesta publicação, relacionada com o património artístico do Bombarral, reunindo estudos que abrangem a contextualização histórica, o património arquitectónico, o património integrado e móvel, bem como o vinho e a arte. O projecto contou com a participação de destacados especialistas como Vitor Serrão, José Meco, João Vieira Caldas, Raquel Henriques da Silva, Hélder Carita, entre outros.
A CMB financiou a totalidade deste projecto, assegurando a logística necessária à realização dos trabalhos de investigação e edição, participando activamente na divulgação- local e regional – dos resultados finais.
“Arte por Terras do Bombarral” é uma obra que levou à identificação, no conjunto do património observado, de peças com grande nível artístico, algumas criadas por artistas portugueses de grande renome, que desta forma deixam de pertencer ao mundo desconhecido e passam a revelar também as evidências sócio-culturais deste território.
João Manuel Gonçalves Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral
Coordenação: Dóris Santos (IHA/FCSH/UNL) e Joaquim Rodrigues dos Santos (ARTIS/IHA/FLUL)
Organização: Câmara Municipal do Bombarral, Oeste Portugal, IHA/FCSH/UNL, ARTIS/IHA/FLUL
Consultar programa.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.