CALL FOR PAPERS – “FOTOGRAFIA E PROPAGANDA NO ESTADO NOVO PORTUGUÊS”

CFT003 025645 002

 

CALL FOR PAPERS

 

No âmbito do Projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), está aberta a chamada de artigos e recensões para publicação no vol. 12, n.º 23 (2017) da Revista Comunicação Pública, da Escola Superior de Comunicação Social, com o fim de constituir um número especial temático sobre o tema da FOTOGRAFIA E PROPAGANDA NO ESTADO NOVO PORTUGUÊS.
A relação entre a fotografia e a propaganda como campo de investigação e de estudo no Estado Novo português é relativamente recente, representando um importante contributo para a discussão do modo como o regime se legitimou através das imagens fotográficas. O interesse por este campo de investigação deve-se, sobretudo, à recente abertura ao público dos arquivos fotográficos; às políticas de digitalização e à cada vez maior consciência historiográfica da importância da fotografia e dos arquivos fotográficos como fonte essencial para a investigação académica.
Este número da Revista Comunicação Pública pretende dar a conhecer as novas investigações produzidas e em curso sobre a propaganda política do Estado Novo, bem como a sua relação com a circulação e consumo das imagens fotográficas públicas por ele produzidas. Neste sentido, propõe-se analisar o modo como o regime construiu as narrativas visuais de propaganda através do medium fotográfico.
Call for papers (PT): aqui
Call for papers (ENG): here
Editores:
Filomena Serra (IHA/FCSHNOVA) | Paula André (DINÂMIA’CET-IUL-ISCTE-IUL)| Bruno Marques (IHA/FCSHNOVA)

 

Organização:Projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)[FCT – PTDC/CPC-HAT/4533/2014]

 

Datas Importantes:
Data limite para a submissão de artigos: 15 de maio de 2017
Data limite de envio do parecer final: 30 de junho de 2017
Entrega das versões finais: 30 de julho de 2017
Data de publicação do número: 15 de dezembro de 2017
Contacto: cpublica@escs.ipl.pt
Mais informações: aqui